quarta-feira, 21 de outubro de 2009

A vida

Nos últimos dias eu percebi como é tênue a linha da vida. Mas só se chega a conhecer isso quando se coloca a vida em risco de forma irresponsável, de forma leviana.

E quando se consegue sobreviver a isso não se pode jogar fora a oportunidade que foi dada mais uma vez. Seja qual for o erro que foi cometido há sempre uma segunda chance, mas deve-se aproveitar essa segunda chance como se fosse a ultima, por que pode ser realmente a ultima.

Já dizia algum poeta: “Viver é muito perigoso! E a morte é o resultado da vida!” Mas devemos viver o perigo de forma cautelosa e não nos atirarmos de olhos fechados e reclamar depois quando a vida nos der uma rasteira.

Percebi também que somos resultados das nossas ações, ninguém colhe pedra se plantar flores, e por mais que existam dificuldades no decorrer da vida elas serão muito pequenas diante da recompensa final para quem faz o bem. Não viva pensando em ganhar mais do que se merece, em saber mais do que é necessário e principalmente não chore demais e nem ache que vai poder passar a vida sem choro. Tudo é aprendizado, cabe a você saber aproveitar bem tudo que acontece na sua vida.

Questione, mas saiba ser questionado. Critique, mas aprenda a ser criticado. Fale, mas aprenda a ouvir. Escute mais do que fala, seja mais questionado do que questione e seja mais criticado do que critique. Aprenda a ver as coisas que estão por trás daquilo que enxergamos, observe antes! Pergunte se não tiver certeza. E quando tiver certeza explique de forma educada a quem não sabe, ninguém tem abrigação de saber tudo.

Seja qual for o problema ele sempre terá solução, a menos que você não queira que ele seja solucionado.

E aí chagamos a outro ponto: Muitas vezes queremos mudar o mundo sem nos perguntar se o mundo quer ser mudado. E esquecemos de que a mudança começa por nós. Não queiram mudar os outros sem que você mude primeiro. Não ofereça uma salvação que você não possui ainda. Não se pode dar o que não tem.

Aprenda que a coisa mais valiosa que se pode acumular são pessoas especiais. Dinheiro, casa, carro e todo tipo de bens materiais vem e vão a todo o momento. Não se esqueça que seu ombro serve não apenas para separar seus braços da cabeça, mas também pra dar apoio a quem precise, e às vezes um ombro vale mais que qualquer remédio comprado e o melhor de tudo é que é de graça.

Leve isso com você: Cada dia um começo, cada começo um aprendizado, cada aprendizado uma lição, a cada lição uma nova forma de ver as coisas velhas. E assim vou indo, um dia de cada vez, começo por começo, aprendizado por aprendizado, lição por lição, caindo, levantando, errando, acertando, mas acima de tudo: VIVENDO!!


By Bruno Souza (Porco Espinho)

Um comentário:

  1. Eu encontrei quando não quis
    Mais procurar o meu amor
    E quanto levou foi pr'eu merecer
    Antes um mês e eu já não sei
    E até quem me vê lendo o jornal
    Na fila do pão, sabe que eu te encontrei
    E ninguém dirá que é tarde demais
    Que é tão diferente assim
    Do nosso amor a gente é que sabe, pequena
    Ah vai!
    Me diz o que é o sufoco que eu te mostro alguém
    Afim de te acompanhar
    E se o caso for de ir à praia eu levo essa casa numa sacola
    Eu encontrei e quis duvidar
    Tanto clichê deve não ser
    Você me falou pr'eu não me preocupar
    Ter fé e ver coragem no amor

    Los Hermanoss .....

    ResponderExcluir